quarta-feira, 28 de julho de 2010

Bibliografia mínima necessária para leitura.

1. CURTO, Lluís Maruny; MORILLO, Maribel M. & TEIXIDÓ, Manuel M. Escrever e ler - Volume Ie II. Porto Alegre. Artmed, 2000.

2. DOLZ , J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementospara reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In “Gêneros Orais e escritos naescola”. Campinas(SP): Mercado de Letras; 2004.

3. ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemaspara aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.

4. FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Editora Cortez,1996.

5. __. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo:Editora Cortez,1996.

6. ___. Cultura escrita e educação: conversas de Emilia Ferreiro com José Antonio Castorina,Daniel Goldin e Rosa MariaTorres. Porto Alegre: Artmed, 2001.

7. FIORIN, J. L. In: Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática; 2006.

8. GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino. Exercícios de militância e divulgação. Campinas (SP):ALB - Mercado de Letras, 1996.

9. LATAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. SP,Summus, 1992.

10. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre.Artmed. 2002.

11. LERNER, D. e SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA,Cecília; SAIZ Irmã; [et al] (Org.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas.Tradução por Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 73-155.

12. NEMIROVSKY, Myriam. O Ensino da Linguagem escrita. Artmed, 2002.

13. SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: Um caminho para o ensino da linguagemoral. In “Gêneros Orais e escritos na escola”. Campinas(SP): Mercado de Letras; 2004.

14. SMOLKA, Ana Luíza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. Alfabetização comoprocesso discursivo. São Paulo (SP): Cortez;Campinas (SP): Editora da Universidade Estadualde Campinas, 2003.

15. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

16. TEBEROSKY, Ana, COLOMER, Teresa. Aprender a Ler e a Escrever - uma propostaconstrutivista. Porto Alegre Artmed. 2002.

17. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa - Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

18. VYGOTSKY. L.S. Formação social da mente. Martins Fontes. São Paulo. 2007.

19. WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário